Determinismo
Será abordado neste trabalho um levantamento bibliográfico sobre o determinismo, seu surgimento, características e relação com a geografia. Abordaremos como os autores consultados e suas obras delineiam um pouco da ciência geográfica através das propostas observadas.
2- O DETERMINISMO GEOGRÁFICO
As ideias deterministas surgem no século XIX na Alemanha durante a entrada tardia do capitalismo no país, mantendo ainda traços feudais. Prejudicada pela tardia unificação, seu desenvolvimento interno acabou sendo impedido no que resultou na não participação da divisão dos territórios coloniais. Desta forma o povo alemão manteve uma grande característica imperialista, que se mostra latente nas características deterministas: Valorização territorial, e as influencias que o meio exerce sobre o homes sendo assim uma justificativa para o expansionismo dos povos considerados mais avançados sobre os menos avançados.
O Determinismo geográfico parte do pressuposto de que o homem é influenciado pelo meio em que vive, ou seja, as condições naturais e físicas do ambiente que habita determinam sua cultura e modo de vida. Segundo as ideias de Ratzel o determinismo geográfico, teoria que coloca o homem numa condição de submissão aos aspectos naturais (a natureza é que determina a ação do homem). Surgiu numa época com interferências do homem nos aspectos naturais muito mais reduzidas do que hoje em dia e serviu como justificativas científicas para a relação do domínio entre os países temperados e os países tropicais. É a concepção segundo a qual o meio ambiente define ou influencia fortemente a fisiologia e a psicologia humana, de modo que seria possível explicar a história