determinismo x liberdade
O Determinismo defende que todo e qualquer acontecimento é resultado de uma causalidade, inclusive os acontecimentos mentais. Ou seja, tudo é predeterminado antes que possamos sequer imaginar.
Sendo assim, poderia se dizer que não somos de fato livres, que nossa liberdade é ilusória. Pois se tudo que fazemos, ou pensamos se faz devido a uma causa, é compreensível que concluamos que somos meros subordinados, apenas seguindo o roteiro dos acontecimentos. Podemos ainda, concluir que não temos o poder de tomarmos decisões nem de escolher o que queremos. Uma vez que tudo está predeterminado.
No entanto, alguns filósofos defendem que o Determinismo não afeta a Liberdade de seus indivíduos, pois segundo eles o desejo, a escolha, a alma e a vontade se encontram em um universo diferente do da causalidade. Citaremos um exemplo de um jovem que tem um teste muito importante no dia seguinte. Ele decide ficar em casa e se preparar para o teste ao invés de ir ao cinema, ou sair com os amigos. Será que foi realmente ele que fez essa escolha? Ou será que essa se deu por conta do determinismo? Kant defende que somente os seres racionais são livres, e todo o resto está submetido a um determinismo natural. Todos os seres vivos estão sujeitos a leis. Os acontecimentos que se dão agora estão inevitavelmente ligados ao que aconteceu anteriormente. E sendo assim, um se liga ao outro formando uma espécie de o que chamaremos círculo vicioso. Poderemos fazer uso do Determinismo para prever acontecimentos futuros, se soubermos qual foi a causa primeira do acontecimento. Esse é o Pré-determinismo. Um exemplo desse tipo de Determinismo pode ser o fato do aquecimento global. As geleiras estão derretendo, estamos tendo invernos e verões cada vez mais intensos e estamos pouco a pouco degradando nosso planeta. Por meio desse tipo de Determinismo, poderemos saber o que virá a acontecer daqui pra frente, uma vez que já sabemos dos princípios causais.