Filo
O DETERMINISMO
1. LIBERDADE RELACIONADA À FILOSOFIA
Liberdade, em filosofia, designa de uma maneira negativa, a ausência de submissão, de servidão e de determinação, isto é, ela qualificação a independência do ser humano. De forma geral, a palavra “liberdade” significa a condição de um indivíduo não ser submetido ao domínio de outro.
2. DETERMINISMO NA FILOSOFIA
Segundo o vocábulo da Filosofia, determinismo isto é, submetido as leis necessárias e suficientes, elas próprias também determinadas.
Existem 3 tipos de determinismo são eles:
2.1 Pré- Determinismo: supuséssemos que todo efeito já está completamente presente na causa;
2.2 Pós- Determinismo: se, como na teleologia, supuséssemos que toda causalidade do universo é determinada por alguma finalidade;
2.3 Co- Determinismo: se, como na teoria do caos, na teoria da emergência ou no conceito de rizoma.
3. EXEMPLOS DE DETERMINISMO
“...que os alemães têm mais habilidade para a mecânica; que os judeus são avarentos e negociantes; que os norte-americanos são empreendedores e interesseiros...” (Determinismo Biológico)
“Os gaúchos tomam chimarrão porque vivem em lugar frio.” (Determinismo Geográfico)
“Os brasileiros são comunicativos porque vivem em um país de clima tropical.” (Determinismo Geográfico).
“Todas as pessoas que moram na favela são marginais.” (Determinismo Geográfico).
4. LIVRE ARBÍTRO X DETERMINISMO
O conceito de livre-arbítrio é muito importante para liberais e conservadores. Afinal, cobram dos indivíduos a responsabilidade por seus atos, partindo da premissa de que, em geral, cada um tem a liberdade de escolher como agir.
Já boa parte da esquerda prefere adotar uma postura mais determinista, alegando que somos vítimas da “sociedade”, ou que nossas ideias dependem de nossa classe social, nosso gênero. Exime, assim, o próprio indivíduo do fardo de seus atos.
Claro que quando se fala em livre-arbítrio não se ignora que há forças exógenas que influenciam nossas escolhas, tais