Determinismo ambiental ratzel
MORAES; A. C. Roberto.; Geografia Pequena História Crítica: Determinismo Ambiental de Ratzel: Ed. Hucitec; 16ª Edição, São Paulo 1998, 52 a 60 p.
LOBATO; R. Corrêa.; Região E organização Espacial: Determinismo Ambiental: Ed. Ática; 6ª Edição, São Paulo 1998, 08 a 11 p.
MORAES, Ant. Carlos Robert. Geografia: Pequena Historia Critica. São Paulo: Hucitec, 1994.
ANTONIO CARLOS ROBERT MORAES; geógrafo brasileiro que publicou vários livros na área da geografia histórica e política. Possui doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Bacharel em geografia (1977) e ciências sociais (1979) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP), onde realizou mestrado (1983), doutorado (1991) e livre-docência (2000).
FRIEDRICH RATZEL; geógrafo e etnólogo alemão passou pela zoologia e anatomia comparada, criador de dois importantes termos território e espaço vital; obras Antropogeografia e Geografia Política, para Ratzel Geografia é uma ciência de síntese é considerado o fundador da moderna geografia humana.
O determinismo ambiental de Ratzel apesar de não ser o expoente máximo dessa corrente de pensamento foi o organizador e divulgador dos mesmos. Os seus discípulos radicalizam seus pensamentos e funda “escola determinista” Seus defensores afirmavam que as condições naturais / climáticas determinavam o comportamento do homem conseqüentemente da sociedade. O que determinava o progresso/trabalho eram as condições severas frio, deserto e etc. Quanto mais severo o clima mais o homem trabalhavam.
Ratzel e a Antropogeografia em sua obra tendo como foco principal o homem a natureza se faz uma constante em sua obra.
A geografia a serviço do estado foi um importante instrumento para legitimação do expansionismo do Estado Alemão recém constituído, naquele momento era importante avançar conquistar território, como