DETERMINAÇÃO DO TEOR DE ÁCIDO FOSFÓRICO EM REFRIGERANTE POR TITULAÇÃO POTENCIOMÉTRICA
1 Introdução A técnica de titulação potenciométrica consiste em observar a variação do pH à medida que adicionamos o titulante através da diferença de potencial (ddp) gerada nos eletrodos imersos na solução. A partir desses dados podemos traçar um gráfico de pH vs. Volume de titulante, observando-se um ponto de inflexão que representa o exato momento em que ocorre a neutralização do ácido pela base (base como titulante) [1].
Apenas em casos de ácidos com elevados valores de Ka (Ka >>>10-8) obtemos uma brusca variação de pH e um ponto de inflexão da curva bem definido.
Entretanto, aplicando o mesmo método quantitativo para ácidos polipróticos (que liberam mais de um íon de H+ por molécula) devemos levar em conta o valor das constantes de ionização, pois a ionização do mesmo ocorre em etapas.
O procedimento tem por objetivo determinar a concentração de íons H+ em uma solução de ácido clorídrico através do método potenciométrico a partir do perfil da curva potenciométrica posteriormente construída. Realizar também a titulação de uma amostra de refrigerante, levando em conta que o produto contém ácido fosfórico como acidulante (substância aplicada em gêneros alimentícios para acentuar a sabor ácido e auxiliar na conservação microbiológica [2]) definindo também a concentração dos íons H+ através do perfil da curva. Por fim comparar os resultado das duas titulações, visando observar as diferenças quando aplicação do método para um ácido monoprótico (ácido clorídrico) e ácido poliprótico (ácido fosfórico).
2 Procedimentos Foi medido 25 ml de uma solução de HCl 0,1 mol/L, transferindo para um béquer de 250 ml (Satélite). Adicionou-se 25 ml de água destilada. Essa mistura foi titulada com uma solução padrão de NaOH 0,1 mol/L (Sulfal, 96-99%) em um sistema constituído de bureta, PHmêtro (MS TECNOPON), chapa de agitação (Nova Ética) e barra magnética .
Por fim, o