Determinação do Carbonato
Centro Universitário Católica de Santa Catarina – Campus Jaraguá do Sul
Engenharia Civil –xxx– Química Tecnológica
1 INTRODUÇÃO
Na natureza, o carbonato de cálcio (CaCO3) ocorre na forma de vastos depósitos sedimentares resultantes da fossilização dos restos de vida marinha pré-histórica. Nestes depósitos, o carbonato de cálcio ocorre principalmente como calcita, a forma mais comum, e como aragonita, mais freqüente em mares temperados. Estas duas formas de carbonato de cálcio diferem entre si quanto aos seus arranjos cristalinos. O carbonato de cálcio é uma importante matéria prima na produção de cimento. A partir dele são, também, feitas a cal virgem e a cal hidratada. A fabricação de papel de alta qualidade envolve uso extensivo desta matéria-prima de granulação especial: o papel opaco usado para livros-texto contém carbonato de cálcio. O giz contém carbonato de cálcio pulvurulento, de granulação fina.
2 REVISÃO DA LITERATURA 2.1 Cimento
O cimento Portland, peça fundamental na construção civil, é fabricado pelo aquecimento de uma mistura de argila, minérios de ferro, areia, e em quase toda sua totalidade de calcário, aquecidos a 1350 °C em um forno, produzindo o “clíncker” que depois é moído. O produto é uma mistura de silicatos e aluminatos de cálcio que quando misturados com água produz silicato de cálcio hidratado e hidróxido de cálcio. O silicato de cálcio hidratado é o que mais contribui para a força do cimento ou coesão, porém o hidróxido de cálcio (Ca(OH)2) é o ingrediente que reage com o CO2 da seguinte forma:
Ca(OH)2 + CO2 → CaCO3 + H2O (1)
O dióxido de carbono CO2, difundido no concreto, reage com a água produzindo ácido carbônico e liberando íons hidrogênio como mostrado a seguir:
CO2+H2O→H2CO3 (2)
H2CO3 → H+ +
HCO3- (3)
2.3 Volume dos gases na CNTP
Avogadro observou em um de seus experimentos, que o volume de um gás é diretamente proporcional ao número de suas moléculas. Isto quer dizer