Determinação de ácido acetilsalicílico em medicamento
Centro Universitário do Leste de Minas Gerais
ENGENHARIA QUÍMICA
Determinação de ácido acetilsalicílico em medicamento
Disciplina: Laboratório de Analítica Experimental
Professor: Ricardo França
Coronel Fabriciano
Outubro / 2013
UNILESTE
Centro Universitário do Leste de Minas Gerais
Componentes:
Bianca Rosa Valverde
Camila Oliveira Costa Cabral
Cássia Dayane de Souza Moreira
Nodilza Arruda Lourenço
Relatório apresentado como parte das exigências da aula de laboratório, Analítica Experimental, do curso de Engenharia do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais - Unileste – Campus Coronel Fabriciano.
Sumário
Introdução 4
Materiais e Métodos 5
Materiais e Reagentes: 5
Desenvolvimento e Procedimentos 6
Preparo de uma solução de ácido acetilsalicílico 6
Titulação ácido-base 6
Resultados e Discussão 7
Conclusão 9
Introdução O ácido acetilsalicílico (AAS) é um medicamento com propriedades analgésicas e antipiréticas. Foi sintetizado em 1897, nos laboratórios da “Bayer Pharmaceutical Company” na cidade de Elberfeld, Alemanha. A partir da década de 1940, passou a ser empregado em doses mais elevadas como antiinflamatório.
O ácido acetilsalicílico (AAS) é mais comumente conhecido como aspirina, e suas funções variam desde tratamento até prevenção de doenças graves e dores.
O AAS (ácido acetilsalicílico) é um dos medicamentos mais comuns e utilizados em todo o mundo, para patologias como: diabetes, arteriosclerose, osteoartrite, síndrome coronariana aguda, previne ataques isquêmicos transitórios, derrames (AVC’s), infartos, trombose cerebral e é usado para dores de cabeça e no corpo, inclusive para combater a febre.
O método analítico proposto se fundamenta na hidrólise alcalina do AAS, onde ocorre a formação de acetato. Este acetato formado corresponde estequiometricamente, à quantidade original de AAS e é detectado indiretamente pela sua transformação em ácido acético.
Essa experiência tem