DETERMINAÇÃO DE TAMANHO E FORMA DE ÓRGÃOS VEGETAIS
CENTRO DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE TECNOLOGA QUÍMICA E DE ALIMENTOS
MATÉRIAS PRIMAS AGRO-PECUÁRIAS I
PROFESSOR: HEINS JOHANN HOLSCHUH
ALUNAS: ANATHALHA A. MARINHO E ANGELICA R. DA SILVA
RELATÓRIO
DETERMINAÇÃO DE TAMANHO E FORMA DE ÓRGÃOS VEGETAIS
João Pessoa 2012
INTRODUÇÃO
No reino vegetal podemos observar que as plantas têm várias formas, notamos isto em toda a sua estrutura como nas raízes, caules, folhas, frutos e flores os quais chamamos de órgãos vegetais. Cada órgão possui sua função definida e várias formas possíveis.
O milho (Zea mays) pertence ao grupo das angiospermas, ou seja produz as sementes no fruto. A planta do milho chega a uma altura de 2,5 metros. O caule tem aparência de bambu e as juntas estão geralmente a cinquenta centímetros de distância umas das outras. A fixação da raiz é relativamente fraca. A espiga é cilíndrica, e costuma nascer na metade da altura da planta.
Os grãos são do tamanho de ervilhas, e estão dispostos em fileiras regulares presas no sabugo, que formam a espiga. Eles têm dimensões, peso e textura variáveis. Cada espiga contém de duzentos a quatrocentos grãos. Dependendo da espécie, os grãos têm cores variadas, podendo ser amarelos, brancos, vermelhos, azuis ou marrons. O núcleo da semente tem um pericarpo que é utilizado como revestimento
O milho é uma planta de origem americana. É um cereal extensivamente utilizado como alimento humano e também como ração para animais devido ás suas qualidades nutricionais, pois contém quase todos os aminoácidos conhecidos, exceto a lisina e o triptofano.
A casca do milho é rica em fibras, os grãos são constituídos de carboidratos, proteínas e vitaminas do complexo B. Possui bom potencial calórico, sendo constituído de grandes quantidades de açúcares e gorduras. O milho contem vários sais minerais como ferro, fósforo, potássio e zinco. Contudo, é rico em ácido fítico o qual dificulta absorção destes mesmos.