Desenvolvimento Econômico - Serviço Social
5º Semestre
Acadêmicos:
Campo Grande, 09 de junho de 2014.
Introdução
Neste presente artigo acadêmico realizamos um pesquisa acerca do que é um Produto Interno Bruto, seus impactos e significados para o desenvolvimento econômico local e internacional, o Índice de Gini, medida de concentração ou desigualdade desenvolvida pelo estatístico italiano Corrado Gini, sobre a Curva de Lorenz e suas características. O que é o Indice de Desenvolvimento Humano e o que ele quer mostrar. Falaremos a respeito do BRICS, as características de cada país que o compõe e sua importância para a economia mundial. Será realizado uma comparação dos mesmos e também uma abordagem do IDH local.
Produto Interno Bruto (PIB)
Os resultados de estudos elaborados por Fernando Fajnzylber no final dos anos 80 se tornaram a base do projeto de transformação produtiva com equidade. Utilizando-se de informações do Banco Mundial, investigou o ritmo de crescimento anual do PIB (per capta) de diversos países caracterizados como industrialização tardia, incluindo os países latino-americanos, no período de 1965 a 1986, bem como a variação no nível de equidade desses países, medido pela relação entre a renda de 40% da população de renda mais baixa e 10% da população de renda mais alta. Para países avançados essa relação de equidade resultou num quociente de 0,8, o que significa que os 40% da população de renda mais baixa tinha uma renda equivalente a 80% da renda dos 10% mais ricos, e o crescimento anual médio do PIB para o período analisado foi de 2,4% (Fajnzylber 1990).
Para comparar analiticamente a evolução dos países de industrialização tardia nesses dois critérios, procedeu-se ao cruzamento dessas duas variáveis, tendo como linha divisória do dinamismo o crescimento médio do PIB per capta dos países avançados no período de 1965 a 1986 –