Determinação de metais através da densidade
Análise de amostras sólidas através de suas respectivas densidades
Introdução
O processo experimental realizado teve como finalidade identificar qual substância compõe uma determinada amostra sólida maciça através de cálculos para descobrir sua densidade, onde esta é uma propriedade específica de cada material. Essa grandeza pode ser enunciada pela fórmula d=m/v, tal que d representa a densidade da amostra, m representa a massa e, por fim, v representa o volume. Tanto a massa quanto a densidade de uma substância são grandezas físicas, ou seja, a massa é a intensidade da força de atração gravitacional gerada por um corpo e o volume é a quantidade de espaço ocupado pela amostra. Ambas foram determinadas em laboratório através de experimentos.
Processo experimental
Foram dadas 10 amostras para que fossem submetidas a experimentos tanto de massa quanto de volume. A massa de cada peça metálica foi determinada em uma balança eletrônica contida no laboratório, cujo modelo é AL 500 C – Marte Balanças, com fundo de escalas em miligramas, ou seja, a incerteza desta balança é de 0,001g. As amostras de maior tamanho foram submetidas a triplicatas, ou seja, medidas três vezes para que o erro desta medida seja reduzido. Já as demais amostras foram pesadas uma única vez, porém, com o máximo de atenção para evitar o erro.
Já o volume foi medido em provetas de 10,00 mL, onde sua incerteza é de 0,05 mL. Primeiramente com o auxílio de uma pisseta foi colocada uma quantidade de água de aproximadamente 8,00 mL. Este valor próximo de 10,00 mL, ou seja, o volume de água colocado próximo do limite da proveta para diminuir o erro relativo. Em seguida, coloca-se a peça metálica dentro da proveta, tomando alguns cuidados como inclinar a proveta para evitar que a peça desça bruscamente ao fundo podendo quebrar o vidro ou para que não espalhe água para fora da proveta prejudicando a medida, ou ainda verificar se não há bolhas no liquido