Determinação de hidróxido de magnésio no leite de magnésia
Química – Grupo 2
Itatiba-2014
Objetivo:
Determinação da concentração de hidróxido de magnésio em uma suspensão de Leite de Magnésia – Produto Comercial – através de uma titulação volumétrica de neutralização.
Introdução:
Muitas vezes, a substância com a qual se pretende preparar para uma solução padrão, não é um padrão primário. Neste caso, deve-se preparar uma solução desta substância com uma concentração próxima da desejada e, em seguida, padroniza-la frente a uma solução padrão. Entretanto, em alguns casos, a espécie química em solução ou a reação utilizada, têm características que não recomendam a sua titulação (volumetria) direta. É o que ocorre com o Hidróxido de Magnésio, que por ser pouco solúvel, faz com que a determinação do ponto de equivalência seja difícil. Para evitar esse problema, o procedimento adotado é fazer com que a reação de neutralização de hidróxido de magnésio ocorra totalmente através da adição de uma quantidade excessiva de solução de ácido padrão secundário. Em seguida, o excesso de ácido é titulado com uma “solução padrão básica secundária”.
A detecção do ponto final, ponto de equivalência ou ponto estequiométrico, pode ser detectado comumente pelos indicadores ácido-base. Esses indicadores apresentam um intervalo de mudança de cor (ponto de viragem) característico.
A titulação de Mg(OH)2 deve ser feita de maneira indireta, por ser pouco solúvel, faz com que a determinação do ponto de equivalência seja difícil.
Procedimento Experimental:
Para o experimento foram utilizadas, as seguintes vidrarias e reagentes:
Erlenmeyer
Pipeta de pasteur
Balança de pesagem
Bureta
Suporte para bureta
Becker
Leite de magnésia
Ácido Clorídrico (HCL) 0,1 mol\l
Hidróxido de sódio (NaOH) 0,1 mol\l
Fenolftaleína
1. Foi agitado bem o frasco de leite de magnésia para que ficasse bem homogêneo.
2. Foi adicionando