DETERMINAÇÃO DE CONSTANTES FÍSICAS EM COMPOSTOS ORGÂNICOS
1.Introdução
Uma forma de identificação ou caracterização para identificação de compostos orgânicos pode ser por intermédio das constantes físicas que são os pontos de fusão e ebulição ou ainda a densidade índice de refração e rotação especifica, isso para verificação da pureza dos mesmos. Nesta pratica avaliamos os pontos de fusão e de ebulição .
1.1 Ponto de fusão
Ponto de fusão é a temperatura à qual se dá a passagem do estado sólido ao estado líquido, ou ainda a temperatura que os estados sólidos e líquidos se encontram em equilíbrio. Para se determinar o ponto de fusão de algumas substâncias, utiliza-se a técnica do tubo de Thielle.
Os compostos puros fundem-se a uma temperatura constante, com intervalos curtos de 0,5 a1,0°C. Já os compostos impuros (misturas) não apresentam um único ponto de fusão definido e, sim, uma faixa de fusão, que será tanto maior quanto mais impurezas contiverem as substâncias, ou seja isso baixa o ponto de fusão e aumenta o intervalo do mesmo.
1.2 Ponto de ebulição
O ponto de ebulição é a temperatura em que o vapor e o liquido estão em equilíbrio a uma dada pressão. Chama-se de ponto de ebulição normal a temperatura na qual um liquido entra em ebulição a uma pressão de 760mmHg. Como ponto de ebulição depende da pressão ,ele varia de um geográfico para outro.
Nos compostos puros o ponto de ebulição é constante, já os impuros varia dependendo das impurezas.
2. Objetivos
Determinar experimentalmente os pontos de fusão e ebulição.
3. Experimento
3.1 Ponto de fusão
Acetanilida em tubo capilar, mergulhada em tubo de thiele com glicerina
Aquecimento no bico de Bunsen
Termômetro para verificar o inico e final da fusão
3.2 Ponto de ebulição
Tolueno em tubo de ensaio fixado ao termômetro
Tubo capilar mergulhado ao tolueno