Determinação de amostras solidas por meio da densidade
Código: 070190
Turma: A
Dia da semana: Terça-feira
Horário: 19h00 às 23:00
EQUIPE No: 7
Nome
RA:
Relatório – Prática 1 Data: 01/04 /2014
Título
Identificação de amostras sólidas pelo método da densidade.
1. Objetivos
1.1 Do experimento:
O objetivo do experimento é a identificação de amostras sólidas através de determinação e comparação de suas densidades.
1.2 De ensino:
Aprender a determinar massa de uma substância utilizando a balança de precisão. Determinar o volume de uma amostra líquida usando uma proveta. Determinar o volume de uma amostra sólida maciça pela variação de volume da proveta. Limpar materiais usados como: proveta, e amostras sólidas maciças. Construção de gráfico e redigir um relatório.
2. Fundamentos da Metodologia Utilizada
Usando alguns conceitos Físico-Químicos: Massa, Volume e Densidade.
Massa: Quantidade de matéria medida em gramas (g) no laboratório
Volume: é o espaço em que uma matéria ocupa, ou sua extensão tridimensional no plano; seu valor é dado pela numa amostra cúbica, por V=l³= l x l x l. Sua unidade de medida no S.I. É o metro cúbico m³= 1000l 1L=1000 ml 1 ml=1cm³
Densidade: A densidade é uma grandeza que expressa a razão entre a massa de um material e o volume por ele ocupado. E pode ser usada para a identificação de materiais; Expressa: d = massa/volume e sua unidade de medida é o g/cm³. Aplicando no experimento, com um determinado volume inicial na proveta, e com um volume final com a amostra, temos uma diferença de volumes que nos dá o real volume da amostra.
Aplicando a fórmula da densidade ( D= m/v) em cada uma das amostras e fazendo a media em cada tipo de amostra tem se a densidade média das amostras, podendo assim comparar com uma tabela de valores padrão, determinando assim a o material da amostra por sua densidade.
3. Reações Envolvidas no Experimento (na forma iônica,