hipertensao e diabetes
Curso de Enfermagem
PATRÍCIA CRISTINA CAVALCANTE–R.A. T246CG-9
HIPERTENSÃO E DIABETES
SÃOPAULO 2014
PATRÍCIA CRISTINA CAVALCANTE–R.A.T 246CG-9
HIPERTENSÃO E DIABETES
Trabalho apresentado como critério para aprovação na disciplina de Atividades Práticas Supervisionadas do Curso de Enfermagem com habilitação em bacharelado da Universidade Paulista (UNIP).
SÃO PAULO 2014
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO 04
2- OBJETIVO 05
3- METODOLOGIA 05
4- DISCUSSÃO 06
5- CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
6- REFERÊNCIAS 11
1- INTRODUÇÃO
A Hipertensão arterial sistêmica e o Diabetes mellitus representam dois dos principais fatores de risco, contribuindo decisivamente para o agravamento deste cenário em nível nacional. Segundo dados do Ministério da saúde a hipertensão afeta de 11 a 20% da população adulta com mais de 20 anos. Cerca de 85% dos pacientes com acidente vascular encefálico (AVE) e 40% das vítimas de infarto do miocárdio apresentam hipertensão associada.
O diabetes atinge a mulher grávida e todas as faixas etárias, sem qualquer distinção de raça, sexo ou condições sócio-econômicas. Na população adulta, de acordo com o ministério da saúde sua prevalência é de 7,6%.
Estas doenças levam, com freqüência, à invalidez parcial ou total do indivíduo, com graves repercussões para o paciente, sua família e a sociedade. Não há uma causa única para estas doenças, mas vários fatores de risco que aumentam a probabilidade de sua ocorrência.
A hipertensão e a diabetes são doenças inter-relacionadas que, se não tratadas, aumentam o risco de doença vascular arterosclerótica como: enfartes do miocárdio, acidentes vasculares cerebrais e doença dos membros inferiores. A hipertensão é