Determinação da vazão no vertedor de parede espessa
Em hidráulica, vertedor é um canal artificial executado com a finalidade de conduzir seguramente a água através de uma barreira, que geralmente é uma barragem, ou ele é destinado a auxiliar na medição da vazão de um dado fluxo de água.
O excesso de água acumulada em um reservatório de uma barragem, seja de uma usina hidrelétrica ou de outra barragem qualquer (irrigação, abastecimento, navegação etc.) deve ser extravasada de forma segura por um canal ou túnel, de montante para a jusante. Neste sentido, o vertedouro é o órgão de segurança da represa. Ele também é chamado de vertedouro, sangrador ou sangradouro. É o "ladrão" do reservatório.
Nesse experimento determinamos a vazão no vertedor de parede espessa, a vazão no tubo diafragma e compramos as vazões em termos de erro.
2 - DEFINIÇÕES:
Vertedor de Parede Espessa é uma elevação no fundo do canal, que provoca um aumento da velocidade sobre o vertedor. Esse tipo de vertedor é muito aplicado em bocas de lobo onde se faz necessário um escoamento mais rápido Na figura a seguir um esquema do vertedor de parede espessa instalado em um canal. A equação para a vazão teórica (fluido ideal-desconsiderando o atrito na soleira e a carga cinética de aproximação )
Q=1,71 x L xH_(2 (Torricelli))^3 Onde: Q=Vazão (m^3/s) H=Carga do vertedor (m)
A vazão a ser estabelecida deve provocar um escoamento fluvial a montante do vertedor. Com a abertura da válvula de saída, garante um escoamento torrencial a jusante.O escoamento fluvial a montante do vertedor encontra uma elevação do fundo do canal suficientemente grande para provocar um escoamento critico sobre o vertedor.Como a condição de jusante permite um escoamento supercrítico, a profundidade diminui depois do vertedor estabelecendo um escoamento torrencial. A média do níveis d´água antes, sobre e depois do vetedor vai permitir avaliar