Questionário de microeconomia
1. Em que data pode ser presumida, aproximadamente, a existência de sinais objetivos de relatórios contábeis (inventários) ? R: Alguns historiadores fazem remontar os primeiros sinais objetivos da existência de contas aproximadamente 2.000 anos A.C. Entretanto, antes disso, o homem primitivo, ao inventariar o número de instrumentos de caça e pesca disponíveis, ao contar seus rebanhos, ao contar suas ânforas de bebidas, já estava praticando uma forma rudimentar de Contabilidade.
2. Qual o grande fator que possibilitou à Contabilidade evoluir para atingir o atual grau de desenvolvimento?
R: O acompanhamento da evolução do patrimônio liquido das entidades de qualquer natureza constitui-se no fator mais importante da evolução da disciplina contábil.
3. Apresente algumas das razões pelas quais as mais avançadas praças em que se praticou a Contabilidade, na Renascença, foram algumas das cidades italianas, tais como Pisa, Gênova, Florença, Veneza etc. R: Estas cidades e outras da Europa fervilhavam de atividade mercantil, econômica e cultural, mormente a partir do século XIII até o inicio do século XVII. Representaram o que de mais avançado poderia existir, na época, em termos de empreendimentos comerciais e industriais incipientes.
4. Quais os motivos da queda recente da escola européia e qual foi sua grande contribuição à Contabilidade?
R: 1- na relativa falta de pesquisa indutiva sobre a qual efetuar generalizações mais eficazes; 2- em se preocupar demasiadamente com a demonstração de que a Contabilidade é ciência, quando o mais importante é conhecer bem as necessidade informativas dos vários usuários da informação contábil e construir um modelo ou sistema contábil de informação adequado; 3- na excessiva ênfase na teoria das contas, isto é, no uso exagerado das partidas dobradas, inviabilizando, em alguns casos, a flexibilidade, necessária, principalmente, na Contabilidade Gerencial; 4- na falta de aplicação de muitas das teorias