Determinação da força elétrica, e massa da folha de alumínio em um eletroscópio
-Determinar força elétrica, a massa e a intensidade da carga elétrica nas folhas de alumínio de um eletroscópio.
Introdução
Neste relatório, serão envolvidos os conceitos de eletrostática e cargas elétricas, que serve para entender o que aconteceu durante o experimento. Também serão utilizados os conceitos de vetores e a lei de Coulomb para alcançar o objetivo explicitado anteriormente.
Introdução teórica
A eletrostática é a parte da Física responsável pelo estudo das cargas elétricas em repouso. Ao longo da história, grandes pesquisadores como Tales de Mileto conseguiram verificar a existência das cargas elétricas. Segundo Maurício Ruv Lemes, foi Tales quem primeiro conseguiu verificar, em 600 a. C., que o âmbar, depois de atritado, consegue atrair fragmentos de palha, com séculos de estudo depois, foram descobertas as cargas elétricas em si.
A carga elétrica se apresenta duas formas: cargas positivas e cargas negativas. Normalmente nos objetos estas cargas estão em equilíbrio e por isso que não podem ser visualizadas, mas quando se provoca um desequilíbrio nessas cargas, deixando mais positiva ou mais negativa (devido a transferência de elétrons, os prótons não se movem) é quando ocorre a eletrização de um objeto, sendo que quando dois corpos tiverem cargas opostas eles se atraem e se tiverem a mesma carga, eles se repelem.
Com isso o que será observado no experimento é a transferência de cargas elétricas para a folha de alumínio, deixando-as com a mesma carga e assim provocando a repulsão entre elas.
Material Utilizado
Acelerador de Van Der Graaff Eletroscópio
Régua Micrômetro
Descrição Experimental
Inicialmente, utilizou-se um acumulador de energia (acelerador de Van der Graaff) que funciona usando o conceito de eletrostática acumulando energia através do