Determinação da densidade de uma amostra desconhecida
Relatório de Química
Determinação da densidade de uma amostra desconhecida
Discentes:
Claudenir Tomas Junior;
Dyonata Fernandes de Paula;
Heitor Moraes.
Docente: Leandro Luetkmeyer
Disciplina: Laboratório de Química Geral.
Várzea Grande – MT, Abril de 2013
Introdução:
As substâncias químicas possuem, propriedades físicas distintas umas das outras, de tal modo que, conforme suas características possa se distinguir na identificação.
Essas características são : ponto de fusão, ebulição e densidade. Que conforme cada substâncias já tem seus valores estabelecidos. Esses valores não variam de acordo com a quantidade, e sim com a diversidade do que constitui a matéria. A diferença entre uma substancia e outra é distinguida através de suas propriedades intensivas. Já suas propriedades físicas geralmente já veem denominadas, e essas são tais como: cor, forma cristalina, densidade, refração e solubilidade em diversos solventes, esse ultimo serve para determinar tal variação em cada situação. A densidade é o fator chave nesta análise, isso porque ela é a razão da sua massa por unidade de volume já que a massa e o volume podem variar conforme a quantidade, pois são empregadas propriedades extensivas, mas isso não interfere já que a densidade não depende da quantidade de matéria.
Propósito:
Obter e determinar a densidade de materiais desconhecidos, através de um dos métodos que determina suas propriedades físicas.
Execução : Materiais utilizados:
Balança analítica de alta precisão;
Béqueres;
Erlenmeyer;
Espátulas;
Pipetas volumétricas;
Provetas;
Reagentes:
Água.
Determinação da densidade de materiais e líquidos:
Todos os materiais e líquidos examinados para descobrir a densidade, foram feitos os seguintes processos:
Pesar cada amostra e anotar a massa com precisão de 0,1g;
Com uma proveta de 50,0 mL adicionar uma