Determinar a densidade do álcool e do azeite.
Título da Experiência: Determinar a densidade do álcool e do azeite.
1. Introdução De Acordo com Pereira e Camões (2004) a densidade (p) corresponde à relação massa/volume de uma amostra de um material. Embora a massa e o volume sejam propriedades extensivas, a razão dos seus valores é constante para um determinado material, para certo valor de temperatura.
A densidade é, portanto uma propriedade característica de uma substância, sendo usada como indicativo do grau de pureza da substância de que é feito um dado material.
[pic]
Segundo Jennifer Fogaça, graduada em química, densidade é inversamente proporcional ao volume, isto significa que quanto menor o volume ocupado por determinada massa, maior será a densidade. Desse modo, vemos que a densidade de cada material depende do volume por ele ocupado. E o volume é uma grandeza física que varia com a temperatura e a pressão. Isso significa que, consequentemente, a densidade também dependerá da temperatura e da pressão do material. Para comprovar que a relação entre as densidades e a altura é valida para pressão constante, podemos utilizar a seguinte equação: ΔPA= ΔPB PA.g.hA= PB.g.hB [pic]
2. Objetivo Geral Demonstrar de forma sucinta que a relação entre densidade e a altura pode ser usada quando se tem uma pressão constante. E fazer uma comparação entre as densidades da água do álcool e do azeite.
3. Equipamentos Nesse experimento foram utilizados, 1tripé, 1haste de 4,5cm, 1 frasco de álcool, 1 frasco de azeite, 2 tubos de vidro estreitos, 2 grampos duplos, 1 conexão, 1 frasco de água, 1 haste de 60cm, 1 seringa grande e 1 fita métrica.
4 Procedimento Experimental Através de uma conexão que interliga dois tubos mergulhados um em água e outro em álcool está conectada uma seringa. Puxando o êmbolo da seringa os líquidos sobem através dos tubos, podendo-se observar uma diferença de altura entre eles. Quando o primeiro