Determinar massa Molar do Mg
Experimento 1
(Determinação da massa molar do Magnésio)
João Soares D. Dos Santos 33298
23 de Março de 2014
Objetivo
O experimento realizado em sala tinha por objetivo definir a massa molar aproximada do Magnésio , utilizando valores obtidos a partir da reação deste com o ácido clorídrico concentrado.
Introdução
A massa molar é feita a partir da média de massa dos isótopos de um mesmo elemento quando esse elemento possui 6x, ou seja .O elemento utilizado nesse caso foi o Magnésio ( Mg ).Para a determinação da massa molar deste, foi realizado um experimento com ácido clorídrico concentrado e através do balanceamento total dos reagentes foram obtidos dados que aplicados na fórmula de Clapeyron , chegou a massa aproximada de Magnésio.
Procedimento
Materiais :
- Balança
- Proveta graduada de 50 ml
- Pipeta Volumétrica de 10 ml
- Pipetador
- Proveta de 1000ml
-Béquer de 1000 ml
- Pinça metálica
- Vidro de Relógio
- Funil sem colo
- Termômetro
Experimento :
Primeiramente , medimos 0,0414 gramas de Magnésio metálico na balança . Essa quantidade foi colocada no meio do Béquer onde o funil com a cavidade maior voltada para baixo posteriormente cobriu para que o reagente gasoso pudesse ser coletado . Já com o béquer , Magnésio e Funil preenchemos o recipiente com um volume de aguá 2 centímetros acima da parte superior do funil ( para medir a quantidade certa da água foi usado a pipeta volumétrica ) . Depois disso , enchemos a proveta graduada de 50 ml com água destilada até a superfície e viramos este no bico do funil sem que nenhuma bolha de ar se formasse dentro da proveta.
Por ultimo , adicionamos 10 ml de ácido Clorídrico no recipiente . Alguns minutos depois , observamos que todo o magnésio reagiu com o ácido produzindo gasoso acumulado na parte superior da proveta . Ao final , usamos o termômetro para tirar a temperatura da reação.
+ --- +