Determinando o Comportamento Dos Custos
A função de custos é uma descrição matemática de como um custo muda com alterações no nível de uma atividade a ele relacionada, ex: ajusto de produções e das máquinas,podem ser representada em um gráfico.
São considerados dois pressuposto das funções de custos .
As variações dos custos totais: explicadas pelas variações de um único direcionador de custos.
O comportamento dos custos: é adequadamente descrito por uma função linear.
Exemplo de funções de custos nas decisões comerciais :negociações entre a cannon services e a world wide communications(wwc) relativa ao uso exclusivo de uma linha telefônica entre Nova York e Paris. A wwc oferece á cannon três alternativas de estruturas de custos.
Por minuto - onde o total dos custos s da cannon varia pelo número de minutos usados.
Por mês - o total dos custos será por mês , independentemente do número de minutos usados.
Por mês, mais por minuto usado - sendo assim custo semivariável.
Classificação dos custos
Variáveis :aqueles que varia proporcionalmente de acordo com o nível de produção ou atividades. seus valores dependem diretamente do volume produzido num determinado período. ex: matéria-prima.
Fixo: não sofrem alterações de valor em caso de aumento ou diminuição na produção. Ex: alugueis.
A estimativas de custos os administradores usam para medir a relação entre custos passados e o nível de atividade. Ex:o número de carro vendido e o número de carro introduzido.
As previsões de custos, ajuda os gerentes a tomar decisões de planejamento e ter controle no orçamento. Ex: preparar o orçamento dos custos de marketing para o próximo ano.
Para os administradores prever e estimar os custos será necessário saber a relação de causa e efeito assim não terão dificuldade em administra-lo. A resolução de causa e efeito pode surgir como resultado de:
A relação de causa quantitativa física entre o nível da atividade e os custos - são as unidades de produção que, quando