Desafio
A empresa RLL é uma fabricante de sapatos e, em um período típico, o custo unitário do produto é:
Descrição Valor Unitário
Materiais $ 3
Mão-de-obra direta $ 2
Despesas indiretas $ 2
Custo total $ 7
O preço de venda do par de sapatos é de $ 10 e a capacidade de funcionamento normal da empresa é de 100.000 pares de sapatos por período. A capacidade de funcionamento normal é a mesma de sua capacidade plena. As despesas fixas indiretas têm consistentemente registrado o valor de $ 120.000 por período.
A direção está projetando uma queda de vendas de 30% do funcionamento normal, devido à recessão oriunda de decisões governamentais recentes.
Apesar da previsão de recessão no mercado que atua, a Prefeitura do Rio de Janeiro acaba de convidar a RLL para uma concorrência de 50.000 pares de botas. Os materiais a serem empregados na produção não são os mesmos dos sapatos e o custo unitário é mais barato em $ 1,50. O tempo de produção de um par de botas é idêntico ao do par de sapatos; portanto, os outros custos não se modificam.
O vencedor da concorrência terá de produzir e entregar os 50.000 pares de botas. A alta administração da RLL acha que esta é uma oportunidade para recuperar 50% da perda esperada com o lucro. Esta perda é baseada na suposição de que a empresa não terá outra oportunidade a não ser produzir os costumeiros pares de sapatos e sua demanda será 30% inferior ao funcionamento normal.
Pede-se: · Comportamento de custos das Despesas Indiretas;
· Fórmula do comportamento de custos;
· Lucro operando a capacidade normal;
· Lucro operando a capacidade de 30% inferior à capacidade normal;
· Perda no lucro por operar a 70% da capacidade normal;
· Determinando preço para a concorrência de 50.000 pares de botas;
· Lucro total objetivado;
· Lucro objetivado com a concorrência;
· Estrutura de custos relativa à operação com a concorrência;
· Preço da concorrência.