Administração
Método de analise de regressão.
O método de analise de regressão usa todos os dados disponíveis para estimar a função Custo. Analise de regressão é um método estatístico que mede a variação média da variável dependente associada a variação de uma variação unitária em uma ou mais variáveis independentes.
Uma analise de regressão simples estima a relação entre a variável dependente e uma variável independente.
Uma analise de regressão múltipla estima a relação entre a variável dependente e duas ou mais variáveis independentes.
Como são usados softwares para fazer os cálculos da análise de regressão, nossa discussão enfatiza como deveríamos interpretar e usar o resultado desses aplicativos.
O método de regressão é mais preciso do que o método máximo-mínimo porque a equação de regressão estima os custos usando informações de todas as observações. A estimativa precisa de custos ajuda os administradores a prever custos futuros e a avaliar o sucesso das iniciativas de redução de custos.
Avaliando os direcionadores de custos da função de custo estimada.
Como pode uma empresa, ao estimar uma função de custo, determinar o melhor direcionador¿ Em muitos casos, a escolha de um direcionador de custo é auxiliada substancialmente pelo conhecimento das operações e da contabilidade de custos. Alguém que não esteja familiarizado com as operações poderá concluir que há uma relação inversa entre produção e custos de manutenção.
(colocar o gráfico 10.7- pag.314 e o 10.8- pag.315)
Direcionadores importantes:
1- Plausibilidade econômica
2- Ajuste do modelo
3- Significância da variável independente
Direcionadores de custo e custeio baseado em atividades
Os sistemas de custeio com bases em atividades concentram-se nas atividades individuais – como projeto do produto, a preparação das máquinas, o manuseio dos materiais, a distribuição e o atendimento ao cliente – como objetos de custo fundamentais.
Não linearidade e funções