trabalho escrito estudo de caso 2 p veterinaria PRONTO 1
Nesse trabalho iremos abordar sobre o estudo de caso, que é um método de pesquisa bastante usado nas ciências biomédicas e sociais. Esse tipo de pesquisa compreende num estudo específico em que haja o máximo de conhecimento e detalhes sobre o mesmo e seus resultados não se generalizam, se limitando ao conteúdo desenvolvido.
DESENVOLVIMENTO
O Estudo de caso busca investigar, detalhar e compreender uma situação específica, procurando descrever suas características essenciais e assim contribuir para uma ampla compreensão de um determinado fenômeno de interesse.Por ser um estudo específico de determinado tema, é possível distinguir o fenômeno estudado de seu contexto, sendo que nas ciências sociais essa distinção ( entre fenômeno e seu contexto ) representa uma das grandes dificuldades que os pesquisadores encontram.
Os estudos de caso mais comuns são os que apresentam foco em apenas em uma única unidade ( corresponde a um caso muito específico e único ) ou múltiplo ( vários estudos sendo conduzidos simultaneamente ).
As principais características do estudo de caso são:
- O resultado deve se limitar ao conteúdo desenvolvido, não havendo chances de generalização;
- Investigação de caráter particular;
- Descrever a situação do contexto em que a investigação está sendo realizada;
- Formular hipóteses e desenvolver teorias;
- A complexidade do tema é estudado de forma aprofundada;
- Os métodos podem ser mudados a medida que novas hipóteses forem formuladas pelo pesquisado; - É um estudo que toma como principal objetivo o entendimento sobre o assunto pesquisado, ao invés de sua definição;
Segundo o trabalho ministrado por Magda Maria Ventura, “O estudo de caso pode ser classificado de intrínseco ou particular, quando procura compreender melhor um caso particular em si, em seus aspectos intrínsecos; instrumental, ao contrário, quando se examina um caso para se compreender melhor outra questão, algo mais amplo, orientar estudos ou