Determina o de massa e peso especifico de diferentes fluidos
O termo fluido é usado para descrever um objeto ou substância que deve estar em movimento para resistir forças aplicadas externamente. Um fluido sempre escorre quando forças deformantes lhe são aplicadas, os fluidos também descreve o comportamento dos gases.
A estática dos fluidos possuem algumas definições, sendo elas:
Massa especifica, representa a relação entre a massa de uma determinada substância e o volume ocupado por ela, é dada por:
Onde: é a massa específica; representa a massa da substância e representa o volume ocupado por ela.
No Sistema Internacional (SI) a massa é quantificada em kg e o volume em m³, assim, a unidade de massa específica é kg/m³.
Peso específico, é a relação entre o peso de um fluido e volume ocupado, seu valor pode ser obtido pela aplicação da equação a seguir:
Onde: é o peso específico do fluido; é a massa específica e aceleração da gravidade.
No Sistema Internacional (SI) o peso é dado em N, a aceleração da gravidade em m/s² e o peso específico em N/m³.
Peso específico relativo ou densidade, representa a relação entre o peso específico do fluido em estudo e o peso específico da água, é obtido pela seguinte formula:
Onde: é o peso específico relativo do fluido; é o peso específico e é o peso específico da água.
2- Objetivo
Mostrar três métodos diferentes para obtenção da massa específica dos fluidos líquidos, além do peso específico e da densidade.
3- Metodologia
Foram utilizados para a determinação da massa específica dos fluidos, água, óleo e álcool 70% os seguintes equipamentos:
Picnômetro;
Balão volumétrico;
Densímetro;
Funil;
Termômetro e
Balança de precisão.
No picnômetro foi adicionado os diferentes fluidos que obtiveram os pesos seguintes: o óleo pesou 103,1902 g, a água pesou 41,1281 g e o álcool pesou 98,1983 g. Na figura 1 pode-se observar um picnômetro.
Figura 1- Picnômetro
Na figura 2 é apresentado o balão volumétrico. Foi adicionado óleo, água e álcool 70% e pesou-se 45,6073 g, 49,7770 g