Deteriora O Dos Materiais
1. Introdução
O estudo da deterioração dos materiais é de grande importância devido a frequência que este tipo de problema acarreta nas mais variadas atividades. Essa deterioração pode ocorrer em maior ou menor grau. A maioria dos materiais experimentam algum tipo de interação com uma grande diversidade de ambientes. Essas interações comprometem a utilidade de um material como resultado da deterioração das suas propriedades mecânicas, físicas ou da sua aparência.
Quando um material passa por estas interações, eles tendem a mudar a forma e o tamanho de sua e neste caso pode-se dizer que este material sofreu uma deformação.
2. Deterioração dos materiais
Em contato com o meio ambiente, a maioria dos materiais formam um sistema termodinamicamente instável. O contato com o ar permite reagirem e transformá-los em óxidos, hidróxidos ou outras formas semelhantes. Exceção feita aos metais nobres (ouro, prata e platina). Para alguns metais tais como alumínio, magnésio, cromo, etc., tal transformação implica numa grande redução da energia livre. Assim, de acordo com a termodinâmica, os metais não poderiam ser utilizados numa atmosfera como a atmosfera terrestre. Porém, apesar da termodinâmica indicar a possibilidade de uma reação, nada menciona a respeito da velocidade com que esta reação ocorre. O que seria essencial, pois devido ao fato de certas velocidades de reação serem lentas é que se pode garantir o uso dos metais no cotidiano. Pode-se dizer que os problemas de deterioração aparecem nas mais variadas atividades da vida econômica de uma nação, em setores como indústria petroquímica, naval, química, construção civil, automobilística, nos meios de transporte, etapas do sistema elétrico, telecomunicações, odontologia, obras de arte, monumentos históricos, etc.
O conhecimento da origem da deterioração é indispensável, não apenas para que se possa proceder aos reparos, mas também para garantir que, após o mesmo, a estrutura