Detecção e Correção de Erros
Distorção e ruído na transmissão (erros)
Atenuação, ruído e retardo são termos usados de um modo geral para descrever as modificações que um sinal sofre quando é transmitido em um circuito ou canal. Essas alterações resultam de imperfeições na propagação do sinal, ao longo do suporte de transmissão (atenuação e retardo) e de perturbações (ruídos) que atuam não só no suporte de transmissão como também nos estágios de processamento do sinal que compõem o receptor. Quando a alteração sofrida pelo sinal é muito grande, pode ocorrer a detecção trocada da informação binária, isto é, detecção de "1" quando foi transmitido o "0" ou detecção de "0" quando foi transmitido o "1". Estas detecções trocadas caracterizam os chamados erros de transmissão.
Detecção de erros
A maneira usual utilizada para detectar a alteração de bits de informação transmitidos, consiste na adição de bits de redundância na mensagem a ser transmitida. Um bloco de n bits de informação é codificado em um bloco de r bits pelo acréscimo de ( r - n ) bits de redundância e então transmitido. Na recepção, o bloco de r bits é decodificado e os n bits de informação entregues ao destinatário.
Dentre as várias técnicas usadas para esta finalidade pode-se citar: bits de paridade por caractere, paridade longitudinal (LRC), redundância cíclica (CRC).
Técnicas de Detecção de erros
Ecoplexing
M1
M1
O receptor retransmite o sinal recebido e o transmissor compara com o que foi enviado;
Utilizado em terminais assíncronos;
Desvantagem: - baixa eficiência.
Paridade
Método no qual se adiciona um bit de paridade para cada caractere enviado;
A paridade pode ser par ou ímpar;
A mais utilizada é a paridade par que é calculada de seguinte maneira:
Se a quantidade de bits “1” do caractere for um número par, o bit paridade será 0;
Se a quantidade de bits “1” do caractere for um número impar, o bit paridade