desvantagens e desvantagens dos transportes
A Interacção é um tipo de acção que ocorre entre duas ou mais entidades quando a acção de uma delas provoca uma reacção da outra ou das restantes.
Tipos de interacção
Existem dois tipos de interacção que são :Interacção por cooperação ;Interacção por oposição.
Interacção por cooperação
Cooperação é uma relação baseada na colaboração entre indivíduos ou organizações, no sentido de alcançar objectivos comuns, utilizando métodos mais ou menos consensuais.
Há cooperação numa organização quando os indivíduos se auxiliam mutuamente para atingirem um determinado fim comum.
A cooperação pode ser directa ou indirecta. A cooperação directa - Compreende as acções que as pessoas realizam juntas, como é o caso do mutirão. Mutirões são actividades que reúnem diversas pessoas em um esforço comum para alcançar determinado objectivo.
A cooperação indirecta - É aquela em que as pessoas, mesmo realizando trabalhos diferentes, necessitam indirectamente uma das outras, por não serem auto-suficientes. Tomemos o exemplo de um médico e de um lavrador: o médico não pode viver sem o alimento produzido pelo lavrador, e este necessita de cuidados médicos quando fica doente. Existe, assim, entre eles, uma relação de complementaridade.
A cooperação também pode ser voluntaria, forçada, organizada e espontânea.
Cooperação voluntaria – é aquela cooperação que há dentro das famílias. Por exemplo, quando há divisão de tarefas numa casa, enquanto uma criança faz limpeza, uma outra lava asloiças e outra vai comprar o pão e a mãe prepara o mata-bicho. Todos esforçam-se para um so objectivo, que é a organização da casa.
Cooperação forçada – esta pode ser imposta por um estado autoritário. Quando por exemplo, um individuo assiste um assassinato, ele deve cooperar com a policia denunciando o assassino, caso contrario ele será o cúmplice do assassino.
Cooperação organizada - esta podemos surpreender dentro de uma instituição militar, de uma empresa. Por exemplo,