Destruidor de Agulhas
Realizar uma inspeção Funcional e Estrutural do equipamento.
2. Introdução
O Destruidor de agulhas é classificado segundo a Anvisa como equipamento utilizado para apoio e infra-estrutura hospitalar. É recomendado para todos os ambientes da área de saúde em conformidade com a Lei 9.273 do Ministério da Saúde, que torna obrigatório o uso de "dispositivo de segurança que impeça a reutilização das seringas descartáveis fabricadas no país ou que venham a ser comercializadas no mercado nacional". Como características gerais: - Desintegra agulhas a altas temperaturas, eliminando todos os organismos vivos; - Impede a reutilização das agulhas e consequentemente a contaminação dos pacientes e profissionais que manuseiam os materiais perfuros cortantes; - Apresenta facilidade de manuseio [1].
3. Análise do Equipamento
Dados do Aparelho:
1. Aparelho: Destruidor de Agulhas
2. Marca: Vírus Destroyer®
3. Modelo: NA 1000
3.1 Características gerais:
O aparelho sob analise é relativamente novo, estando em bom estado de funcionamento. Apresenta apenas sinais de uso. Não apresenta indícios de manutenção.
O tempo de vida útil é indeterminado, dependendo da vida de seus componentes. É, dessa forma, proporcional ao tempo de uso do equipamento.
A utilização do destruidor de agulhas está associada a um conceito inovador, que a comunidade cientifica denomina como biossegurança [2]. As agulhas são esterilizadas e destruídas simultaneamente; Dessa forma, o material de desperdício, recolhido em uma gaveta na base do dispositivo, pode ser eliminado pelas vias normais, sem os problemas e custos de sua eliminação como resíduo especial [3].
Apresenta um nível básico de tecnologia.
3.2 Avaliação de Falhas
O destruidor de agulhas é constituído, basicamente pelos seguintes componentes: - Seletor de voltagem (Bivolt); - Chave interruptora; - Gaveta de depósito de resíduos; - Fusível; - Lâmpada de LED; - Fios elétricos; -