Destilação Simples
Bruna Azevedo e Vanessa Teixeira.
destilação simples
Rio Verde – GO
10/2013
Introdução
O processo de destilação é a técnica mais utilizada e importante para a separação de líquidos. É muito utilizada para separar dois ou mais líquidos que tenham pontos de ebulição diferentes, ou impurezas não voláteis presentes na solução. Ou seja, trata-se da evaporação de um líquido mais volátil seguido do esfriamento do vapor para promover sua condensação em outro recipiente (MARAMBIO,2007).
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA A destilação simples é uma das operações de uso mais comum na purificação de líquidos e consiste, basicamente, na evaporação de um líquido por aquecimento, seguida da condensação do vapor formado. Quando uma substância pura é destilada à pressão constante, a temperatura do vapor permanece constante durante a destilação. O mesmo comportamento é observado com misturas contendo um líquido e uma impureza não-volátil, uma vez que o material condensado não se encontra contaminado com a impureza. (Atkins, P. W. 2006).
O condensador permite que a mistura seja aquecida na temperatura de ebulição do solvente, sem que esta seja perdida para a atmosfera. O ponto de ebulição é a temperatura em que o vapor e o líquido estão em equilíbrio a uma dada pressão. O ponto de ebulição das misturas varia dentro de um intervalo de temperatura que depende da natureza e das proporções dos seus constituintes (VOGEL, A.I, 1981).
OBJETIVO GERAL
Separar uma mistura líquida a partir do processo de destilação simples.
OBJETIVO ESPECÍFICO
Separar o Tolueno do Ciclo-hexano, e observar seus respectivos pontos de ebulição em relação ao próprio volume.
MATERIAIS E MÉTODOS
Para o desenvolvimento deste experimento, foram usados os materiais e equipamentos descritos abaixo:
- Balão de 250 mL
- Ciclo-hexano
- Condensador de Liebig
- Mangueira
- Manta para balão de 250 mL
- Papel milimetrado
- Pedrinhas de porcelana