Destila O Por Arraste Completa
FACULDADE DE ENGENHARIA QUÍMICA DE SANTOS
QUÍMICA GERAL E EXPERIMENTAL III
CAMILA PONTES RA 116323
KAREN PERES RA 086892
MONALISA MARTINS RA 115193
NATHALIA ALVES RA 114353
TÍTULO: RELATÓRIO PRÁTICO DE DESTILAÇÃO POR ARRASTE A VAPOR
SANTOS
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.......................................................................................
2 OBJETIVO
3 MATERIAIS E REAGENTES
3.1 Materiais
3.2 Reagentes
4 PROCEDIMENTO
5 DADOS
6 GRÁFICOS
7 CÁLCULO
7.1 Massa de Xilol
7.2 Massa de Água
7.3 Prático
7.4 Teórico
8 COMENTÁRIOS FINAIS
9 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1 Introdução
A destilação é o processo caracterizado pela separação do líquido de suas eventuais misturas, através da passagem ao estado de vapor e posterior condensação com retorno ao estado líquido, que pode ser feita por auxílio de calor ou através da redução de pressão.
É empregada para destilar substâncias que se decompõem próximo ao seu ponto de ebulição e que são insolúveis em água ou no seu vapor de arraste.
A destilação por arraste a vapor pode ser subdividia em três categorias, a destilação com água, água e vapor e por vapor direto. É comumente utilizada com substâncias imiscíveis, ou seja, substâncias que não se dissolvem na água, por serem apolares como os compostos orgânicos e a água em forma de vapor.
Os componentes de uma mistura imiscível ‘fervem’ a temperaturas inferiores do que o ponto de ebulição dos compostos individuais, portanto no caso do arraste ser feito com vapor de água o processo de destilação resultará na separação do componente com ponto de ebulição mais alto com uma temperatura inferior a 100ºC. O ponto de ebulição permanece constante até que um dos componentes tenha sido separado, a partir desse momento ele se eleva rapidamente até atingir o ponto de ebulição do líquido remanescente.
Com isso é recomendado que se utilize a destilação por arraste de vapor, quando se deseja separa uma substância cujo