A trabalho logistico
A Sociologia não defende o comunismo. Contudo, utiliza os escritos e a perspectiva de Karl Marx em algumas análises sociais de "o que é". Esta afirmação não precisa de ficar registrada em nenhuma resposta de exame, mas é uma informação para os estudantes que possam ficar apreensivos relativamente aos conteúdos da disciplina.
Karl Marx nunca se apelidou a ele próprio de sociólogo, contudo, teve uma enorme influência na Sociologia e nas restantes ciências sociais.
Ele afirmava que a classe operária derrotaria a classe dos patrões, o que resultaria numa utopia em que o Estado se iria gradualmente enfraquecendo e os princípios de funcionamento da economia se baseariam na máxima "De cada um consoante as suas capacidades e a cada um consoante as suas necessidades".
A sociologia deve muito a Karl Marx que defendia uma sociedade mais justa e humana pois o capitalismo prega o consumismo a qualquer custo . O famoso desenvolvimento capitalista deixa cada vez mais rica uma pequena parte da sociedade , a população é elevada a consumir demasiadamente e fazer muita dividas. Temos a possibilidade de expressar livremente nossas convicções religiosas, mas também que podemos exigir que os outros, principalmente o Estado ou os membros de outras religiões, não criem obstáculos à nossa liberdade de culto. Observe, por conseguinte, que a cada direito corresponde um dever. Na realidade, quando digo, por exemplo, que “tenho direito à vida”, estou exigindo o direito de não morrer injustamente, o que significa que os outros têm o dever de respeitar a minha vida.
O trabalho traz dignidade para o homem ,o trabalhador recebe um salário, conforme contrato, que é muito inferior à riqueza por ele produzida. Esta relação é conhecida como mais valia.
O emprego da máquina era visto pelos trabalhadores como fator de supressão do trabalho. As longas jornadas e péssimas condições de trabalho, ao longo do tempo, deram início a movimentos operários