Destilação Fracionada
Aula Experimental
N°03 – Destilação Fracionada
Pamela Rossi, Raissa Campos, Regiane Carvalho, Renata Alves.
BARBACENA - JANEIRO DE 2013
OBJETIVOS
-Destilar uma mistura líquida homogênea de hexano (C6H14), 2-butanol (C4H10O) e 1-butanol (C4H10O) através da destilação fracionada.
INTRODUÇÃO
A destilação é uma técnica geralmente usada para remover um solvente, purificar um líquido ou para separar os componentes de uma mistura de líquidos miscíveis, ou ainda separar líquidos de sólidos.
Ela será realizada em um balão de fundo redondo mantido a constante aquecimento e equipada com um condensador, por aonde as partículas gasosas da substância mais volátil vão se resfriar e ser recolhidas em outro recipiente. As substâncias com maior ponto de ebulição ficarão no balão.
Com líquidos de pontos de ebulição muito próximos, o destilado será uma mistura destes líquidos com composição e ponto de ebulição variável, contendo um excesso do componente mais volátil (menor ponto de ebulição) no final da separação. Porem, se o ponto de ebulição da mistura de líquidos é razoavelmente grande, o líquido mais volátil destila primeiro e quando este for totalmente destilado começa a ocorrer à destilação do segundo componente da mistura.
Para evitar a ebulição tumultuosa de um líquido durante a destilação sob pressão atmosférica, adicionam-se alguns fragmentos de porcelana porosa ou bolinhas de vidro. Estes materiais liberam pequenas quantidades de ar e promovem uma ebulição mais regular.
Os tipos mais comuns de destilação são: destilação simples, destilação fracionada, destilação a vácuo e destilação por arraste de vapor.
A destilação simples é uma técnica usada na separação de um