dest
Lacombe relaciona a capacidade de influenciar com a posição do líder na organização, para ele o líder é um hierarca de funções; as planeja, dirige e controla. Mas, digamos que você esta numa situação onde um computador apresentou alguns problemas, e que você possui o conhecimento para resolver. Naquele momento, você adquiriu a liderança e o que você decidir, deve ser executado. Dessa forma, a liderança é um processo que ocorre dentro de uma organização e que pode acometer vários profissionais da base das organizações.
Num breve resumo sobre o tema, temos três habilidades indispensáveis para quem deseja liderar. A primeira é o conhecimento, entender a organização como um todo, sua missão, visão, valores e principalmente os processos em que estão envolvidos os colaboradores. Ter o conhecimento do negócio nos habilita a entender as dificuldades de quem executa e ganhamos credibilidade no momento de influenciar. É o saber.
A segunda habilidade é a atitude de um líder, sair da zona de conforto, andar no chão de fábrica, se fazer presente nos lugares onde são executados os trabalhos. Quando mostramos disposição em ajudar nos tornamos um facilitador, saímos da nossa zona de conforto e quebramos a inércia da equipe. Quando tomamos a iniciativa em qualquer processo e mostramos disposição em desenvolver, adquirimos a liderança e começamos a influenciar. É o saber fazer.
E a última habilidade é do saber se relacionar. O relacionamento interpessoal é o que mais aproxima o gestor do poder da influencia, sem o uso da autoridade. Devemos nos colocar numa situação aberta ao dialogo conhecendo cada indivíduo em suas necessidades e formas de se