Despesas
Por constituir-se a pecuária bovina no Brasil, como já citado, numa atividade de grande relevância econômica e também por estar presente em grande parte das propriedades rurais, apresentamos a seguir, características da atividade pecuária e alguns entendimentos contábeis.
Pecuária é a arte de criar e tratar gado, que são animais geralmente criados no campo, para serviços de lavoura, para consumo doméstico ou para fins industriais. Quando se refere a pecuária logo se faz associação com gado vacum (bois e vacas), entretanto elas se referem à criação de gado gem geral, ou sejam bois, búfalos, carneiros, ovelhas, e entre outros, as aves que incluem frango, pato, marreco, peru, etc.
Os Sistemas de Produção do bovino, também conhecido como “manejo” podem ser divididos basicamente em Extensivo Semi-intensivo e Intensivo.
Sistema Extensivo - Geralmente os animais são mantidos em pastos nativos ou artificiais, dependendo exclusivamente dos recursos naturais. Este sistema caracteriza-se pela baixa lotação, sem planejamento adequado, cujo manejo sanitário baseia-se simplesmente no calendário oficial de vacinação. É um sistema utilizado ainda em área recém-desbravada onde a produção de forrageiras exerce forte influência sobre os recursos naturais.
Sistema Semi-intensivo - Tendo em vista a inviabilidade técnica/econômica do sistema anterior, o produtor que pretende permanecer no mercado tem adotado este método em que se faz necessária a implantação de pastagem para ser explorada de forma racional, através de algumas subdivisões das mesmas, o que possibilita um melhor aproveitamento da área. Nesse sistema há um melhor acompanhamento zootécnico do rebanho e a pastagem recebe corretivos e adubo necessários e a profilaxia vai além das vacinações oficiais.
Sistema Intensivo - Com o aumento da população e a diminuição das áreas úteis, só resta ao pecuarista moderno o aumento de produtividade e conseqüentemente a rentabilidade da