Desperdício na Saúde Pública
ACREDITAÇÃO 5 ESTRELAS
Desperdício na Saúde Pública
Resumo
A aquisição de medicamentos, garantidos pelo SUS para a população, geram gastos de milhares de reais nos cofres públicos, diminuindo sensivelmente as despesas relativas à medicação no orçamento familiar. Porém, o desperdício é uma das razões pela falta de medicação e/ou mau aproveitamento dos recursos dispensados pelo governo. O HC, na tentativa de minimizar os efeitos do desperdício, fazendo bom uso dos recursos que são repassados à instituição, encontrou na Acreditação Hospitalar, uma forma de conter os custos e diminuir o desperdício de forma sistematizada, não só na área de medicamentos como em todas as estruturas do hospital onde podem ser reduzidos os gastos, melhorando o serviço no sentido de atender maior numero de pessoas.
Palavras-Chave
SUS. Ministério da Saúde. Acreditação Hospitalar. Hospital de Clínicas UFPR.
Introdução
O combate ao desperdício de recursos na saúde foi tema de debate realizado na manhã do dia 11/04 em Brasília. O assunto foi um dos destaques do primeiro dia da 232ª reunião do Conselho Nacional de Saúde (CNS), que seguiu até o dia 12, na sede da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que preside o conselho, coordenou a discussão. Quais medidas podem ser tomadas para que os medicamentos não acabem ficando nos depósitos das Prefeituras até o vencimento da validade? O que a população pode fazer para reduzir esse desperdício? Como a população pode ter ajudar no controle das medicações disponíveis? O que o governo pode fazer a respeito?
Organização
O Hospital de Clínicas da UFPR que completou recentemente 50 Anos de existência na capital paranaense, para garantir assistência à comunidade o HC conta com 510 leitos e 261 consultórios, funcionando 24hr por dia