vida após a morte
Ler:
Vida e Morte nas tradições religiosas
A morte é, sem dúvida, o principal problema da vida.
O núcleo universal, temático e constitutivo de toda religião é a preocupação com a morte. Nas suas formas religiosas babilônicas, egípcias, gregas, judaico-cristãs, budistas e outras, a relação vida-morte é representada de diversas maneiras. Alguns casos como uma metamorfose, transmigração da alma, de uma vida à outra.
Em outros, a morte é a porta do paraíso ou do inferno da vida espiritual na eternidade.
Em geral, o simbolismo da morte representa o processo da vida como uma viagem de grande valor iniciático em busca de si mesmo.
Passar:
Vida Após a Morte — Cada religião e filosofia de vida interpreta a realidade última do ser humano de maneiras diversas, estando entre elas a ancestralidade, a reencarnação, a ressurreição e o nada. Ressurreição (Ação de voltar à vida). Tradições religiosas, como o Judaísmo, Cristianismo e Islamismo, entre outras, apresentam interpretações diferenciadas sobre a doutrina da ressurreição dos mortos. Para muitos cristãos, a garantia da ressurreição daqueles que morreram na fé de Cristo está justamente no fato de que Cristo ressuscitou e prometeu a vida eterna para eles. Crer na ressurreição de Cristo é muito importante para católicos, ortodoxos e evangélicos, anglicanos, entre outros. Algumas tradições religiosas acreditam que a ressurreição dos mortos acontecerá no que chamam “dia do juízo final”, quando todos ressuscitarão para serem julgados e recompensados segundo as suas obras. Os justos ressuscitarão para a felicidade eterna e os injustos para serem punidos.