PROJETO MIRELA R
MIRELA RISSARDI MARCON
DESPERDÍCIOS NA REDE DE SAÚDE HOSPITALAR
PORTO ALEGRE
2015
MIRELA RISSARDI MARCON
DESPERDÍCIOS NA REDE DE SAÚDE HOSPITALAR
Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Pós-graduação em Administração e Serviços de Saúde da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais.
PORTO ALEGRE
2015
SUMÁRIO
1 TEMA 4
2 JUSTIFICATIVA 4
3 OBJETIVOS 5
3.1 Objetivo Geral 5
3.2 Objetivo Específicos 5
4 CONTEXTUALIZAÇÃO TEÓRICA 6
5 PERCURSO METODOLOGICO 11
6 PLANEJAMENTO OPERACIONAL 13
6.1 Cronograma 13
6.2 Recursos Materiais 13
6.3 Recursos Humanos 13
7 APÊNDICE 1
4
1 TEMA
Desperdícios na Rede de saúde Hospitalar
2 JUSTIFICATIVA
A discussão dos assuntos voltados para a área de saúde, tanto pública quanto privada, é fundamental para a melhoria do atendimento médico da população. As mudanças ocorridas no mercado comercial e de trabalho tiveram grande influência nos caminhos da saúde, cada vez mais a população depende de um serviço de saúde qualitativo, porém muitos problemas são enfrentados pelas instituições que trabalham neste quesito, ao passo que são muitos para atender com recursos limitados. Desta forma, os problemas econômicos exigem vigilância constante, projeções dimensionadas de acordo com a realidade de cada instituição, controlando gastos desnecessários, surgindo assim à necessidade de uma administração voltada para a área de saúde muito eficiente.
Os problemas financeiros dos hospitais têm causado grandes transtornos aos administradores das instituições, levando-os a realizarem diversos apontamentos e ideias para um melhor andamento do trabalho, onde os custos sejam reduzidos e os serviços maximizados. Observa-se que o hospitais das redes públicas vem enfrentando grandes dificuldades para administrarem de forma eficiente os seus recursos, na grande maioria das vezes escassa, tudo em conseqüência da diminuição dos gastos