Desperdício de banana
A solução para tanto desperdício pode vir da própria banana: aproveitar a cultura da fruta viabilizando o processamento de produtos como a banana-passa e sucos carbonatados. A idéia é apresentada no projeto Diversificação de produtos oriundos da bananeira, financiado pela Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia e coordenado pela professora Mari Silvia Rodrigues de Oliveira, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
O trabalho iniciou em março de 2004 a partir de uma demanda da região do Litoral Norte do Rio Grande do Sul, com previsão de término para dezembro de 2006. O projeto está vinculado ao Pólo de Modernização Tecnológica do Vale do Rio Pardo, com a participação dos departamentos de Química e Física e de Engenharia, Arquitetura e Ciências Agrárias da Unisc. No dia 17 de novembro, inclusive, a professora Mari Silvia ministrou um curso sobre a cultura da banana para associações de produtores e técnicos da Emater do Litoral Norte.
"A intenção do projeto é viabilizar soluções tecnológicas para o desenvolvimento sustentável da agroindústria tropical do sul do país, mediante a geração, a adaptação e a transferência de conhecimentos e tecnologias que beneficiem a sociedade e as agroindústrias de origem familiar", explica a professora. "O melhor aproveitamento das safras só será possível através da introdução de processos eficientes de industrialização que permitam a absorção pelo mercado consumidor e disponibilizem os produtos durante todo o ano".
Segundo ela, as principais causas das perdas são atribuídas à falta de mão de obra qualificada, a técnicas inadequadas de manuseio, à falha ou ausência