Desperdício Construção Civil
Souza
Tereza
Januaria
Frederico
UMA ANÁLISE DO DESPERDÍCIO DE MATERIAIS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Souza
Tereza
Januaria
Frederico
UMA ANÁLISE DO DESPERDÍCIO DE MATERIAIS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Relatório de pesquisa apresentado à Banca Examinadora como exigência parcial para obtenção do Título de Bacharel em Administração.
Orientador: Gonçalvez
ANÁLISE DO DESPERDÍCIO DE MATERIAIS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Estágio Supervisionado apresentado como exigência parcial para obtenção do título em Bacharel em Administração
RESUMO
No estudo elaborado, relativo aos desperdícios de materiais nas construções civis de Angra dos Reis, ficou evidenciado que a maior parte dos habitantes esta ciente do desperdício, porem desconhecem as suas causas e possuem poucas informações sobre como evitá-lo. Uma forma rudimentar de preparo é um fator comum entre os profissionais deste segmento somado à falta de novas tecnologias, qualificação de mercado e acompanhamento técnico, viu-se a necessidade de se aprofundar nesse ramo de atividade. Através de pesquisas e análises feitas, fica claro que aproximadamente cinqüenta por cento (50%) dos entrevistados contratam apenas o pedreiro, e oitenta e sete por cento (87%) compreendem que há grande possibilidade de desperdícios quando o cálculo não é feito por profissionais qualificados.
E conclui-se que na maioria dos casos, a economia feita na mão-de-obra acarreta prejuízos futuros, tanto para o orçamento da obra, quanto para o meio ambiente, inerentes à falta de qualificação adequada do profissional.
ABSTRACT
In the study concerning waste materials in civil construction of Angra dos Reis, it was evident that most people aware of this waste, but unaware of its causes and have little information about how to avoid it.
A rudimentary form of preparation is a common factor among