Resumo do Manifesto Comunista
Nome: __________________________________________
Professor: ___________________________
Tema: Resumo do texto “O Leitor de Marx” de José Paulo Neto
I- Burgueses e proletários
A sociedade sempre esteve diante das lutas entre as classes dominantes e dominadas, resultando ou em transformações na própria sociedade ou na destruição das classes envolvidas nas lutas.
A história mostra que a sociedade foi dividida em diversas épocas em ordens sociais, como, por exemplo, na Idade Média havia os senhores feudais, vassalos e servos. Com o fim da sociedade feudal, surge a burguesia. Esta nova classe, no entanto, não aboliu as diferenças existentes em períodos anteriores, antes disso, simplificou o antagonismo entre as classes. Os primeiros burgueses superaram os mestres de ofício na medida em que os acontecimentos históricos na Europa (descobrimentos nas Américas, grandes navegações, comércio na Ásia, etc) exigiam novos conhecimentos - neste caso, a manufatura - para acompanhar esta nova demanda. Séculos depois a Revolução Industrial substituiu a burguesia manufatureira pelos burgueses modernos e poderosos (donos de fábricas e indústrias e milionários).
A burguesia então revolucionou, em vários momentos da história moderna, os modos e relações de produção e, consequentemente, a própria sociedade, na medida em que cada vez mais pessoas do campo migraram para as cidades em busca de trabalho assalariado. A organização feudal foi destruída e em seu lugar surge a livre concorrência, a organização política e domínio econômico burguês.
O problema reside durante os períodos de crise comercial, onde ocorre uma destruição tanto dos produtos já fabricados, como das forças produtivas. A solução encontrada é conquistar novos mercados e aumentar a exploração nos antigos mercados, porém, esta solução é temporária pois ela apenas prepara o surgimento de uma nova crise ainda pior que a primeira.
Além das forças produtivas, a burguesia criou