Desnutrição
-as prateleiras deverão estar limpas e organizadas devendo ser retirados os vidros e caixas vazias; -arrumar as vacinas nas prateleiras centrais em bandejas perfuradas tipo porta talher de plástico e nunca em caixas térmicas ou sacos plásticos; -não guardar vacinas na porta e na parte baixa da geladeira; -retirar as gavetas plásticas caso existam e, em seu lugar, colocar garrafas com água que contribuem para estabilizar a temperatura. A água colocada nas garrafas deverá ser colorida. Recomenda-se o uso de um corante (azul de metileno, anil, violeta de geanciana) para evitar que seja ingerida; -o congelador deve conter gelo reciclável ou recipiente de plástico. Esse gelo pode ser usado na caixa térmica da sala de vacinação ou no transporte das vacinas; -colocar o termômetro de máxima e de mínima na prateleira central, em pé, e verificar a temperatura duas vezes ao dia, em período diferente, registrando no mapa de controle diário de temperatura; -as vacinas, na embalagem original, devem ser arrumadas de forma a manter uma distância entre si de aproximadamente 3 centímetros e também das paredes do refrigerador visando a livre circulação do ar frio; -as vacinas com prazo de validade mais próximo devem ser colocadas na frente para que sejam utilizadas primeiro. 2.2.4-A ordem de colocação das vacinas é a seguinte:
Na primeira prateleira devem ser colocadas as vacinas contra vírus, na segunda vacinas contra bactérias e toxinas e na terceira prateleira os soros. 4-Controle da temperatura – termômetro de máxima e de mínima
O termômetro de máxima e de mínima é um instrumento importante para verificar as variações de temperatura ocorridas em determinado ambiente em um período pré estabelecido. Ele nos fornece três tipos de informações a saber:
-temperatura mínima atingida (mais frio);
-temperatura máxima atingida (mais quente);
-temperatura no momento de observação.
A maneira correta de