Desnutrição infantil
SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
DESNUTRIÇÃO PROTÉICO-CALÓRICA
MANAUS-AM
OUTUBRO/2011
FACULDADE LITERATUS – UNICEL
6ENF09N Carlos Henrique Almeida
DESNUTRIÇÃO PROTÉICO-CALÓRICA
Trabalho requisito como complementação de nota parcial de avaliação da disciplina de Saúde da Criança e do Adolescente em Enfermagem, sob orientação do (a) Prof. (a) Elcimara.
MANAUS-AM
OUTUBRO/2011
INTRODUÇÃO
A desnutrição constitui um problema universal de Saúde Pública. É uma patologia multifatorial, podendo ser desencadeada por uma baixa ingestão alimentar associada à pobreza e/ou a infecções, afetando principalmente as crianças abaixo de cinco anos de idade. Existem vários tipos de desnutrição, a simples carência de vitamina D pode resultar em um tipo de desnutrição, o raquitismo. Neste trabalho será enfatizada a Desnutrição Energético-Protéica (DEP), e dentro desta os seus tipos: Marasmo, Kwashiorkor, e sua manifestação intermediária (Kwashiorkor-Marasmático).
DESNUTRIÇÃO PROTÉICO-CALÓRICA
Agravo desencadeado por uma má-nutrição, na qual são ingeridas quantidades insuficientes de alimentos ricos em proteínas e/ou energéticos a ponto de suprir as necessidades do organismo. A desnutrição pode originar-se de forma:
Primária: baixo nível sócio-econômico - pobreza, privação nutricional, más condições ambientais levando a infecções e hospitalizações frequentes, baixo nível educacional e cultural, negligência, falta de amamentação, privação afetiva. Neste caso a correção da dieta bastará para que se obtenha a cura.
Secundária: apesar de haver oferta existem outros fatores que impedem a ingestão e absorção dos alimentos - má-absorção, estenose do piloro, ou aumentam a sua necessidade - hipertireoidismo. Sua evolução estará na dependência da doença que a ocasionou.
Mista: situação em que os dois mecanismos estão envolvidos.
A baixa ingestão energética leva o organismo a desenvolver mecanismos de adaptação: queda da