DESMUNDO
Desmundo
O filme baseia-se na história de uma jovem ,chamada Oribela.na época de 1570 pelo colonização onde negros eram tratados de “coisas” os índios supostamente “sub humanos” e selvagem,porem serem domesticados .
Na época não havia leis,os que determinavam suas próprias regras era aquele de boa posse. A igreja católica era há que pouco se indeferia as vilas ,más “apartou” os certos pecados entre relações dos homens e índios .
Com isto foi mandada pela igreja ,que mandassem órfãs portuguesas para casem com “homens” porém as mulheres não escolhiam com quem se casaria,o casamento era como o querer dos homens ,e nisto moças eram levadas até o povoado para os homens supostamente poder escolhe-las .O dote variava de acordo com as condições de cada um ,sem ele não haveria casamento. Oribela casa-se com Francisco de Albuquerque ,um homem rude ,do tipo de sociedade portuguesa em que se dar o exemplo do que o Brasil estava se tornando .
Então o casamento se realizou, e a partir daí,só foi momentos de angustia.tristeza e o isolamento,o medo do desconhecido ,o habito rude de seu marido e o comportamento da sogra.começa a consumi-la.porém a higiene ,as mais precária possíveis .
No entanto com todos estes comportamento ,e despertado um desejo de fuga na jovem,porém na sua primeira tentativa é localizada por Francisco, é obviamente e levada para casa,onde ao chegar é acorrentada e agredida para ser “ ensinada “por seu comportamento .
Então ela finge estar conformada com sua situação, é libertada, mas foge novamente.
Desta vez,ela procura por ximeno,um jovem judeu ao qual tem uma admiração.Ele há “acolhe
E acabam se envolvendo,acabam planejando fugirem juntos.
Francisco ao qual já havia notado uma certa afeição de sua esposa pelo jovem judeu,estão vigiou a casa de ximeno e os surpreende durante a fuga. Os dois duelam e Francisco acaba matando ximeno .
No final do filme mostra Oribela dando a luz.porem agora conformada com sua “ condição”de