desmundo
Versão RIP sem legenda baixada do site: www.tiodosfilmes.com.br
Esta versão do filme por não possuir legenda dificultou um pouco o entendimento no que se refere ao tipo da linguagem utilizada pelos personagens: português arcaico.
Desmundo é um filme ambientado por volta do ano de 1570, século XVI, num Brasil colônia recém descoberto e ainda muito pouco desbravado.
Narra uma época em que a “Coroa Portuguesa” a pedido do poder da Igreja enviavam suas meninas órfãs para serem tomadas em casamento por colonizadores, numa tentativa inócua de evitar a miscigenação de raças (portugueses + índios).
O longa metragem traz a tona os métodos utilizados pela Coroa Portuguesa e a Igreja para que os colonos estabelecessem uma família pura e minimizassem as relações sexuais com índias para não corromper a linhagem portuguesa. Mostra ainda, a dominação brutalmente imposta pelo colonizador português aos habitantes da nova terra. A utilização de mão de obra escrava indígena e a imposição da catequese (instrução nos princípios de uma religião) aos selvagens índios chamados de (brasis).
Evidencia a violência física, o aliciamento e o estupro contra mulheres, além do incesto sugerido entre Francisco de Albuquerque e sua mãe Dona Oliveira, sendo prova maior a menina com síndrome de DOWN no engenho de cana de Francisco.
A relação existente entre a freira Maria e a beata Oribela dá indícios de uma relação familiar entre mãe e filha separadas pelo poder da Igreja.
O filme inicia com a chegada de uma caravela portuguesa num porto da costa brasileira (não é narrado o local exato) que traz mantimentos, materiais e animais, além de seis meninas órfãs acompanhadas de uma freira (Maria), que são recebidas pelo padre e levadas e acomodadas nos aposentos da igreja na aldeia.
Pouco tempo depois durante a resolução de uma contenda entre brancos e índios na aldeia, o Governador apresenta aos colonos as órfãs recém chegada ao Brasil vindas de