Desmundo
-Identifique a Obra
-Apresentação da obra
-Descreva a estrutura
-Descreva o conteúdo
-Análise de Forma Crítica
-Recomende a Obra
-Identifique o Autor
-Assine e Identifique-se
2) Apresente a obra
Desmundo é um drama, baseado no romance de Ana Miranda ,busca uma reconstituição histórica em português arcaico,mostrar verdades sobre o século XVI e o modo de vida dos nossos primeiros colonizadores.Trazendo aspectos da época do descobrimento como pano de fundo da narrativa, Desmundo traz a história da bela Oribela.Órfã,jovem e pura trazida para o Brasil a fim de se casar. Revelando os traços do sociedade machista, Oribela vive na pele os sofrimentos das mulheres do século passado. Através da sua voz ela revela o que é viver manipulada por um homem que ela sequer ama, mas o destino põe diante do grande amor da vida. Desmundo é um diário, relato, suspiros de uma jovem de meados de 1500. Leitura instigante e de linguajar sofisticado é perfeito para percebermos o machismo existente desde o descobrimento do Brasil.
3) Descreva a Estrutura
216 páginas,data de lançamento 28/06/1996
4) Descreva o conteúdo
No século 16, por solicitação do Padre Manoel da Nóbrega, o rei de Portugal enviava órfãs brancas para casarem com os colonizadores, brancos e cristãos, no intuito de minimizar o nascimento dos filhos com as índias, dimir a miscigenação e mantendo a supremacia da raça e perpetuar o modelo patriarcal em uso no Brasil. Nessa época, exploradores portugueses tinham a missão de explorar a recente descoberta, dominar o povo gentio e estabelecer produção.
Algumas das órfãs viviam em conventos e muitas delas desejavam ser religiosas. O filme é sobre uma delas, chamada Oribela, que é obrigada a casar com o nobre e grosseiro Francisco de Albuquerque, e a viver em seu engenho de açúcar. Com ele mantem uma relação extremamente perturbarda, a qual se torna ainda pior