Desmundo
O filme é inspirado no romance de Ana Miranda, que retrata a história de uma jovem portuguesa chamada Oribela, por ser órfã foi mandada para a América, com o objetivo de se casar com um colono, como acontecia com outras jovens, elas eram apresentadas a eles através de uma intermediária. Quando chegou a vez dessa jovem conhecer o seu pretendente que iria se casar , sentiu um certo incomodo com toda situação ,e cuspiu sua cara, fazendo o colono desistir.
Não tem como Oribela fugir, e quando aparece um pretendente, para ser seu marido , cujo seu nome era Francisco de Albuquerque, terá que se acostumar com o casamento através da união sexual, é quando ela lhe pede paciência para que assim pudesse desenvolver um afeto.
No filme, é apresentada a propriedade de Francisco,que mora com a sua mãe e uma criança que possuía problemas mentais,a qual desconfiavam que era sua filha. A mão de obra da fazenda era constituída por índios que eram capturados. A principal função do autor era apontar as expedições de apresenta mento na força de trabalho. Um dos personagens do filme é um padre jesuíta que visita a fazenda que era propriedade de Albuquerque, polemiza com este, por conta de sua vontade de levar alguns índios ainda crianças.
Mais uma vez a jovem Oribela tenta fugir quando é estuprada pelo marido que não aguentou esperar o que ela havia pedido, quando foge pelo mato é surpreendida com o mar,onde encontra homens que pede ajuda para volta para Portugal, seu marido percebe