Desmatamento
O desmatamento é um ato que causa graves consequências tanto ambientas como socioeconômicas nos diversos cenários mundiais, além de ser ilegal causa o desaparecimento das florestas e da biodiversidade no mundo todo. A maior floresta do mundo é a Floresta Amazônica e consequentemente, a que sofre com mais desmatamento. Em sua grande maioria, o desmatamento é causado para fins financeiros, onde há um interesse na área para utilização do homem, geralmente em causas agrícolas e pecuárias. E como toda ação possui uma reação, o desmatamento também causa consequências gravíssimas, que ainda e discutida por poucos. O desmatamento causa muito impactos sociais e ambientais e por mais que demore os efeitos das causas e consequências dessa atitude ainda refletirão num futuro próximo.
Desmatamento causas gerais
O desmatamento possui causas muito conhecidas, que são muitas vezes de interesse do próprio governo e alguns negócios que são investimentos muito altos. Geralmente, os desmatamentos são realizados em áreas boas para a pecuária, agricultura e em muitos casos, para a construção de usinas. Outros aspectos que favorecem muito a ambição pelo desmatamento são: mineração, extração de árvores com valores altos no mercado estrangeiro e principalmente a expansão urbana na área rural. Este é uma das grandes causas do desmatamento atual. A expansão dos centros urbanos para os centros rurais causa grande desequilíbrio e consequentemente, desmatamento, pois o espaço utilizado pelo homem nas florestas e em áreas próximas a floresta é ocupado pelas arvores e matas que consequentemente serão desmatadas.
Desmatamento consequências
As consequências do desmatamento são: perda da biodiversidade de seres vivos que estão presentes no ecossistema que será desmatado, degradação dos mananciais: esta é uma das consequências mais sérias, a retirada da mata ciliar (desmatamento nas margens dos rios) causa a seca de rios e bacias fluviais, fazendo