Lei 8.080
Os riscos do uso indiscriminado dos ansiolíticos.
2. DELIMITAÇÃO DO TEMA
Os ansiolíticos surgiram em 1950, com o meprobamato, e em seguida surgiu a descoberta do clorodiazepóxido em 1959. A Partir dessas primeiras descobertas, surgiu uma série de derivados que se mostraram muito eficientes no controle da ansiedade, insônia e alguns distúrbios epilépticos.
O Diazepam, por exemplo é conhecido como benzodiazepinas que são utilizados nos tratamentos farmacológicos das diferentes formas de ansiedade. E os benzodiazepínicos por possuir uma grande eficiência terapêutica, são considerados como fármacos seguros, e em decorrência disso tem aumentado o número de casos relacionados com uso abusivo.
3. PROBLEMA
Quais são os motivos que acarretam o aumento do uso de ansiolíticos?
4. HIPÓTESE
Os ansiolíticos, também chamados de calmantes, são medicamentos capazes de atuar no sistema nervoso central, exercendo uma ação seletiva sobre a ansiedade. Por isso muitas pessoas utilizam os ansiolíticos de forma indiscriminada e inadequada, sempre que estão passando por uma situação que gera ansiedade ou insônia.
Outros fatores contribuem para esse aumento do uso de ansiolíticos, como: a indicação e a prescrição de médicos de várias especialidades, a dependência do paciente que poder ser por cauda do uso prolongado ou por querer doses mais elevadas do fármacou para se ter eficácia e também a falta de investimentos do sistema único de saúde em tratamentos psicológicos.
5. OBJETIVOS
5.1. Objetivo Geral
Alertar as pessoas sobre o risco de dependência do uso indiscriminado de ansiolíticos.
5.2. Objetivos específicos
A) Diminuir o uso indiscriminado de ansiolíticos.
B) Promover mudanças nas práticas médicas.
C) Aumentar atividades de proteção, promoção e recuperação da saúde.
6. JUSTIFICATIVA
O Projeto de pesquisa foi desenvolvido, por causa do uso abusivo de ansiolíticos