desiqualdade social
Fator Gerador
A desigualdade social na humanidade esta diretamente ligada à relação de poder estabelecida desde o principio dos tempos popularmente conhecida como a lei do mais forte. No mundo em que vivemos percebemos que os indivíduos são diferentes, estas diferenças se baseiam nos seguintes aspectos: coisas materiais, raça, sexo, cultura e outros e assim contribuem para a desigualdade, mesma que seja algo natural dos seres. Constatamos isso em nossa sociedade, pois nela existem indivíduos que vivem em absoluta miséria e outros que vivem em mansões rodeadas de coisas luxuosas e com mesa muito farta todos os dias enquanto outro não possui o que comer durante o dia. A desigualdade social assume feições distintas porque são constituídas de um conjunto de elementos econômicos, políticos e culturais próprios de cada sociedade. E não é acidental, e sim produzida por um conjunto de relações que abrangem as esferas da vida social. Na economia existem relações que levam a exploração do trabalho e a concentração da riqueza nas mão de poucos. Na política, a população é excluída das decisões governamentais.
Moradores de rua e a relação com a desigualdade social
O surgimento deste segmento social e sua transformação histórica expressam as alterações ocorridas na sociedade, de forma atrelada, por exemplo, ao desenvolvimento industrial e ao surgimento dos grandes centros urbanos. De acordo com o crescimento das cidades, maior o número de pessoas em situação de rua e frente ao crescimento deste grupo, maior a necessidade de preocupação com a efetivação de seus direitos.
Por que a RI contribui?
Ao longo dos séculos, com a evolução da humanidade, essas relações de desigualdades sociais também apresentaram um aumento em reflexo de como se davam essas mudanças.
Com o advento das relações comerciais, os tipos de desigualdades sociais foram se tornando mais e mais complexos e crescentes, principalmente com a consolidação do capitalismo, com a colaboração e